domingo, 31 de julho de 2005

Andando em suas pisadas

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue tome a sua cruz e siga-me". Marcos 8.34.

A tradição evangélica-pentecostal não valoriza muito as orações escritas. Acredita-se que elas podem tornar a comunicação com Deus mecânica e artificial. Entretanto, a Bíblia contém várias preces e salmos que só sobreviveram ao tempo por terem sido escritas.

Contradizendo minha herança religiosa, aprendi há muitos anos, uma oração de entrega. Ela me marcou e ainda hoje me acompanha como lembrança do que significa andar nas pisadas de Jesus Cristo. Às vezes, meu coração e ego querem se ensoberbecer e minha vontade tornar-se rainha, então releio essa pequena prece e percebo outra realidade.

A espiritualidade do novo milênio acompanha as tendências do mundo. Ela é uma espiritualidade vazia de significado e que não consegue alimentar a alma. Muitos cultos evangélicos já não ajudam as pessoas a crescerem em intimidade com Deus e a busca da glória humana acontece abertamente.

Todos os que desejam parecer-se com Jesus e, seguindo os seus passos, querem crescer no amor de Deus, podem repetir a mesma oração:

"Em tuas mãos, ó Deus, eu me abandono. Vira e revira esta argila como o barro nas mãos do oleiro. Dá-lhe forma e depois a esmigalha como se esmigalhou a vida de João, meu irmão.

Manda, ordena. Que queres que eu faça?

Elogiado e humilhado, perseguido, incompreendido, caluniado, consolado, sofredor, inútil para tudo, não me resta senão dizer a exemplo de tua mãe: ‘Faça-se em mim, segundo a tua palavra’.

Dá-me o amor por excelência, o amor da cruz, não o da cruz heróica que poderia nutrir o amor próprio; mas o da cruz vulgar que carrego com repugnância, daquela que se encontra cada dia na contradição, no esquecimento, no insucesso, nos falsos juízos, na frieza, nas recusas e nos desprezos dos outros, no mal-estar e nos defeitos do corpo, nas trevas da mente e na aridez, no silêncio do coração. Então somente tu saberás que te amo, embora eu mesmo nada saiba. Mas isto me basta"

Soli Deo Gloria

Ricardo Gondim

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores