sexta-feira, 15 de julho de 2005

Centro Cultural da Bíblia

Exposição do Centro Cultural da Bíblia reúne porções bíblicas, fotografias e artesanatos típicos de povos indígenas

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) inaugurou, em abril, no Centro Cultural da Bíblia, no Rio de Janeiro, a mostra A Bíblia para os povos indígenas, que reúne porções bíblicas, fotografias e artesanato típico de povos indígenas. Na exposição, a SBB também exibe a publicação Mais que uma só língua, uma espécie de mapeamento do trabalho já realizado em 36 tribos brasileiras, com um breve histórico de cada uma delas e um texto bíblico escrito nas respectivas línguas. A obra inclui um CD, com exemplos do idioma falado.

O secretario de Comunicação da SBB, Erní Walter Seibert, explicou o objetivo da mostra. "A maioria das pessoas não sabe (sic) da existência do grande número de línguas indígenas no Brasil nem consegue (sic) imaginar o tamanho do trabalho de uma produção dessa magnitude. Existem cerca de 180 línguas indígenas faladas no Brasil, mas poucas tem parte da Bíblia traduzida. Algumas são faladas por grupos bem pequenos e isolados e seguirão uma tendência mundial de desaparecimento, se nada for feito para que sejam registradas de alguma forma e as pessoas passem a utilizá-las. Na exposição, podem ser observadas várias dessas traduções", assinala.

Trabalho difícil - Erní Seibert lembra que, na mostra, o visitante poderá ter também uma idéia de como é desenvolvido o difícil trabalho de tradução e da disseminação da Palavra entre os povos indígenas: "A tradução da Bíblia para línguas indígenas é um trabalho difícil e longo. É preciso entender a língua e a cultura para, então, fazer seu registro escrito. Depois, com o auxílio das comunidades indígenas, são traduzidos pequenos trechos das Escrituras. Na etapa seguinte é feita a tradução de toda a Bíblia".

Seibert informou que a exposição - a qual chega ao público um ano depois do lançamento da Bíblia em guarani mbyá, a primeira totalmente traduzida, editada e impressa no Brasil depois de quase meio século de trabalho - pode ser visitada até o fim de outubro. A mostra está aberta à visitação pública (com entrada gratuita) de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h, no Centro Cultural da Bíblia, que fica na Rua Buenos Aires, 135, no Centro do Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (0xx21) 2221-9883.

Autor: Marcelo Dutra

Fonte: Revista Graça Show da Fé ano 6, n.º 72

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores