terça-feira, 19 de julho de 2005

O homem que não abriu mão de nada!

"[Outro valente foi] Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor operou um grande livramento" 2 Samuel 23:11-12.

Entre os valentes de Davi, arrolados em 2 Samuel 23, também está Sama. O seu grande feito foi firmar uma posição enquanto outros fugiram. Para ele, a opção óbvia teria sido seguir a maioria. Porém Sama ousou ficar - ainda que solitário!

Como os demais, Sama poderia ter considerado a questão uma causa perdida: "Afinal, o que um único israelita poderia fazer contra tantos filisteus?" Porém, na força que Deus supre ele firmou posição e alcançou uma grande vitória. Que exemplo e que estimulo para os crentes desencorajados de hoje! Aqui aprendemos o que Deus pode fazer mediante um indivíduo cujo coração lhe é integralmente consagrado. Se houver tão somente um indivíduo que não foge da questão, então Deus estará ao lado dele.

Sama venceu a batalha estabelecendo-se sobre o pouco que ainda restara das derrotas prévias. Somos freqüentemente recordados do fato que os crentes têm fracassado em render o seu testemunho coletivo para Deus em meio a este mundo. E sabemos, da Palavra de Deus, que este testemunho não poderá ser restabelecido ao estado original. Em virtude disto muitos nem estão mais dispostos a assumir posição por coisa alguma e correm em várias direções, seguindo após toda sorte de coisas. Ao final, no entanto, verifica-se que não perseveram em mais nada. Este, contudo, não é o caminho de Deus.

Não se deixe desencorajar pelo declínio entre o povo de Deus! Faça o que fez Sama: estabeleça-se com "ambas pernas" sobre aquilo que ainda restou após as derrotas - e você alcançará vitória! Nunca é tarde demais para se tomar posição em favor de Deus e Sua verdade.

Havendo um indivíduo tomando uma posição firme, este virá a ser um elemento referencial para agregar outros. Quando um cristão alcança uma vitória, outros serão encorajados por meio dela. Ao menos deveria ser assim, pois todos deveríamos nos alegrar pelos êxitos dos outros.

O que caracterizou Sama foi bem isto: por uma questão relativamente pequena - um campo de lentilhas - ele não se poupou de empenhar-se numa grande luta. Tratava-se, afinal, das lentilhas do povo de Deus; e o inimigo não deveria tomá-las.

O lema de Sama era: "não abrir mão de nada!". Iremos deparar com dificuldades justamente ali onde imaginamos estar estabelecidos. Os filisteus intentam roubar-nos, se possível, justamente aquelas bênçãos e recursos espirituais das quais temos maior necessidade. E então somente alcançaremos a vitória se nos dedicarmos à luta!

Não pensemos nunca que alguma porção da verdade seja de menor importância; pois, neste caso, uns abrirão mão desta, e outros daquela. Não. Cabe-nos defender toda a verdade, mesmo que, como Sama, estejamos inicialmente sós.

Fonte: Leituras Cristãs vol. 42 - nº 4 (do devocional alemão "Der Herr Ist Nahe" 2004)

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores