segunda-feira, 15 de agosto de 2005

Como Posso Compreender a Bíblia?

Como Posso Compreender a Bíblia?

Mesmo tendo sido plano de Deus dar a Seu povo pastores e professores, não há substituto para o envolvimento direto e pessoal de alguém com as Escrituras. Muitos já descobriram que não podem obter muito de seus professores enquanto não se dedicarem a um estudo sistemático bíblico.

Um método de estudo bíblico individual é chamado de método indutivo. Este método desafia o estudante a formar conclusões apenas depois de observar e analisar os elementos do contexto imediato e os significados das palavras. Após pedir entendimento ao Autor das Escrituras, o estudante indutivo pesquisa cada página com um lápis na mão, e a curiosidade de um explorador, buscando algo mais precioso do que o ouro (Prov. 3:13-18).

Em geral, a estratégia do estudante indutivo é simples: (1) observação, (2) interpretação, (3) aplicação, e (4) oração - nesta ordem.

1º passo - Observação: O que diz o contexto?

O propósito principal deste estágio é obter o máximo de informação possível sobre o contexto. Os estudantes indutivos devem ser curiosos. Eles não aceitam simplesmente algo sem certificar-se do porquê. Eles perguntam e enumeram o maior número possível de questões: Quem? Que? Porquê? Onde? Quando? Como? Que palavras precisam ter seu significado pesquisado? Quais os significados de palavras como: Portanto, então, e, também, mas, entretanto, ou todavia? Qual o ponto principal do trecho em questão? Quais as palavras que indicam a idéia principal? Quais os elementos, argumentos, ou ilustrações que o autor usa para sustentar a idéia principal?

É nesta fase que um capítulo pode ter algumas frases grifadas ou uma sentença esquematizada para mostrar como o autor relaciona uma idéia com a outra. O propósito deste estágio é o enfoque. Descubra o contexto. Explore-o.

2º passo - Interpretação: O que o texto quer dizer?

Somente depois desse trabalho cuidadoso de observação é que o estudante indutivo está em condições de perguntar: "O que o autor quer dizer com estas palavras? Como elas se relacionam com o texto anterior, ou com o seguinte?" Não é apenas: "O que significam quando fluíram?" Muita gente, ao estudar a Bíblia, fica supondo se o autor disse o que queria dizer, ou se quis dizer o que disse; no entanto, a única forma de descobrir o que ele quis dizer é observando o contexto.

Na fase de observação você descobriu formas, definições, e uma série de significados de palavras; já na fase de interpretação dentro do contexto, você compreende melhor as palavras usadas pelo autor. É neste ponto que as Escrituras tornam-se vivas, pulsando conforme o coração e a intenção do Autor.

3º passo - Aplicação: O que este texto significa para minha vida?

Somente depois de descobrir o significado de um texto no tempo e lugar em que ele foi escrito é que o estudante é encorajado a perguntar: "O que isto significa para mim?". Muita cautela deve ser usada ao distinguir fatos culturais de princípios eternos. O enfoque deve ser dado à idéia principal. Quais os principais assuntos referentes ao coração? O que isto me diz no que refere ao meu relacionamento com Deus? A partir daí a Bíblia pode explodir em significado para a sua vida.

4º passo - Oração: Deus pode me ajudar a compreender e aplicar este texto em minha vida?

Orar significa falar com Deus de maneira sincera e expontânea, sem rodeios. O ato de orar não é uma atitude mágica, que por si só resolve tudo. Orar é acima de tudo uma atitude de fé. Quem ora precisa confiar, plenamente, que Deus é capaz de nos ouvir e responder. Ore sempre. Seja em palavras ou no pensamento, em voz alta ou baixa, ore sempre, no nome de Jesus. A Bíblia diz que Ele, Jesus, é o único mediador entre Deus e os homens. (I Tim. 2:5)

Fonte: Devocional Pão Diário, publicado pela Rádio Trans Mundial

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores