segunda-feira, 19 de março de 2007

O Batismo no Espírito Santo é uma segunda benção?

O Batismo no Espírito Santo é uma segunda benção?

Muito se diz a nosso respeito nas calçadas da vida, que pelo simples fato de sermos batistas tradicionais, somos comparados com os católicos, porque nossos cultos são frios como uma missa, sem expressão, ou que não se acredita no poder de Deus, e coisas semelhantes a estas.

Eu pensei que esta questão já estivesse resolvida no coração de muitos de nossos irmãos em Cristo, e que o assunto nas calçadas da vida não fossem liturgia e sim reflexões sobre como alcançar o coração de quem ainda não se entregou a Cristo, para que Cristo seja seu Senhor, mas creio que ainda estou enganado.

Antes de sugerir uma resposta para este tema, gostaria de dizer que : "Se você não crer e defender alguma coisa, você cairá por qualquer coisa".

E no que cremos?

1.Cremos que o Batismo (no, do, ou com) Espírito Santo NÃO é uma segunda benção.

E por que?

Porque a simples presença e ação do Espírito Santo em nós já caracteriza a benção. Paulo em Romanos 8.1,9 diz: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Nós porém, não estamos na carne, mas no espírito, se é que o Espírito de Deus HABITA em vós, mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Veja o que Jesus diz em João 14.17, 23 "O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada".

Então como posso dizer que sou crente em Jesus, isto é, um salvo, alguém que nasceu de novo, se preciso após a minha conversão buscar ser Batizado no Espírito? Eu tenho ou não tenho o Espírito Santo em mim? Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Então o que parece, é que as pessoas que defendem que o Batismo do Espírito é uma segunda benção estão confundindo com o Estar CHEIO do Espírito. Não é o Espírito Santo que as pessoas estão procurando e sim uma experiência que demonstre que elas estão sendo usadas pelo Espírito.

2.Cremos que o Batismo (no, do, ou com) Espírito Santo é uma marca do novo nascimento.

E por que?

Porque na conversa que Jesus tem com Nicodemos em João 3, Jesus diz que aquele que é nascido da carne é carne, e aquele que é nascido do Espírito é espírito, será que Jesus está falando de reencarnação quando se refere que Nicodemos precisa nascer de novo? É claro que não. Jesus está se referindo a conversão, nascer do espírito, é algo que a nossa natureza não é capaz de fazer, nascer do Espírito e obra do Espírito. Jesus deixou claro que o Espírito Santo seria aquele que iria convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo.

Quem é que nos batiza com o Espírito Santo? João 1.33 nos diz que é o próprio Jesus. A palavra batismo significa mergulhar, ser batizado no Espírito significa mergulhar numa nova vida que não fazíamos idéia que existia, no momento em que aceitamos a Cristo ele nos mergulha = batismo, no Espírito e nesta nova vida no Espírito iremos experimentar a pratica do Fruto do Espírito e os Dons do Espírito no contexto de nossos relacionamentos. Paulo nos diz que há um só Senhor, uma só fé, um só batismo (Efésios 4.5), que batismo é esse? É o batismo nas águas ou no Espírito? Ou eu sou convertido ou ainda não. Ou eu tenho o Espírito ou ainda não. Ou eu sou de Cristo ou ainda não. A conversão só acontece uma vez, há um só batismo no Espírito. O que vem depois disso são vários momentos do enchimento do Espírito, não vos embriagueis com vinho mas enchei-vos do Espírito.

3.Cremos que o Batismo (no, do, ou com ) Espírito Santo não vem acompanhado necessariamente da pratica do dom de línguas.

E Por que?

Porque se fosse uma regra os samaritanos de Atos 8 precisavam falar em línguas quando receberam o Espírito Santo e não foi o que aconteceu. A forma de manifestação do Espírito em Atos 2, não se repete em mais nenhum texto da Bíblia, foi exclusiva, para um cumprimento de profecia do Antigo Testamento, predita por Joel. Batismo no Espírito Santo é diferente da pratica dos Dons do Espírito Santo. Os dons do Espírito são legítimos porque são do Espírito e são dados para edificação da Igreja e glorificação do nome de Jesus, e assim servir de TESTEMUNHO para todos aqueles que nos cercam e que precisam conhecer Jesus através de nós.

Deus nos ajude a sermos um povo inteligente, para que nas calçadas da vida venhamos a fazer reflexões serias e não folclóricas a respeito da nossa crença, deixada pelos nossos pais na fé.

www.pilb.t5.com.br

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores