sábado, 31 de março de 2007

Ser igreja hoje

Ser igreja hoje

Muitos cristãos estão desorientados em relação ao compromisso para com a igreja local por não saberem fazer a distinção entre o ser igreja e o estar igrejado.

Ser igreja implica em compromisso efetivo na vivência do cristianismo. Estar igrejado é escudar-se no nominalismo e regalar-se na relativização ética peculiar àqueles que não têm intimidade com Jesus, insistindo numa ortodoxia ultrapassada, em um tradicionalismo estéril ou em uma expressão cúltica anacrônica.

A luz do texto de Atos 11.19-26 depreendemos que ser igreja hoje implica em estarmos intimamente identificados com Jesus Cristo na ideologia eclesiológica, bem como no labor eclesiástico, tendo como propósito prioritário a proclamação do evangelho.

Neste texto, nos versos 19 a 21, percebemos uma mudança radical no referencial histórico-sociológico da igreja, quando constatamos o abandono da perspectiva hierosolimita, adotando-se, a partir daí, uma cosmovisão antioquiana no que concerne a eclesiologia e a missão evangelizadora.

A igreja de Jerusalém era o grande ícone do conservadorismo, da conjugação das tradições judaico-cristãs e de uma estrutura organizacional personalista e piramidal. O modelo de Antioquia se mostra um verdadeiro desafio à contextualização eclesiológica, à contemporaneidade cúltica e à visão missionária horizonal. O padrão antioquiano é uma desafiadora propositura, indicando também a adoção de uma estrutura organizacional flexibilizada e horizontal, Atos 13.1-4, e de uma ação evangelizadora liberta do pernicioso separatismo judeu.

Nos versos 22 a 24, identificamos os sinaléticos da vida cristã que devem ser referenciais da igreja que pretende ser relevante para os dias de hoje, pois quando nos arvoramos na proclamação do evangelho as pessoas para quem pregamos devem visualizar em nós, e a partir de nossas vidas, a graça de Deus. As pessoas devem notar a ação prática efetiva da misericórdia divina e da salvação que proclamamos, sem o que não nos crerão. O mundo precisa ver e sentir Deus agindo através da igreja e não apenas ouvir sobre o que Deus pode realizar.

A informação do verso 23 é a confirmação do que lemos no verso 21 sobre a mão do Senhor agindo efetivamente em Antioquia. Infelizmente isso tem faltado na igreja pós-moderna. Vemos a mão de ferro do tradicionalismo e do denominacionalismo autofágico. Vemos as mãos gananciosas dos pseudo-apóstolos, dos bispos ou dos missionários, ou então vemos as mãos afoitas dos cristãos incautos, ávidos por aplaudir, por tomar posse da bênção ou ávidos por uma unção que os faça cair em êxtase ou em desmedida catarse travestida de batismo espiritual. Membros que mais se comportam como associados corporativistas do que como cristãos verdadeiros.

Ainda no verso 23, devemos observar a mensagem de Barnabé que era uma severa exortação, a partir do chamamento a um compromisso sério com o Senhor Jesus. Exortar é corrigir. É incitar corações para a retidão. A exortação, no texto, era um desafio à santidade, pois perseverar no Senhor com firmeza de coração é lutar intensamente por uma postura e por uma conduta retilínea como cristão em meio a perversidade reinante em nossa geração.

Ser igreja hoje é sublimar na ética cristã para que estejamos intimamente identificados com Cristo, como verificamos nos versos 25 e 26, que falam do trabalho intenso, durante um ano inteiro, na busca de se instruir a igreja para que se estabelecesse com propriedades a identidade cristológica necessária.

A identificação com Cristo sempre impõe a instrução bíblica e sempre há de promover a continuidade histórica da igreja, visto que ser chamado de cristãos como o foram os irmãos pela primeira vez em Antioquia, deveria ser sempre um fato inusitado na história da igreja.

A designação cristãos, christianus no grego, indica que aqueles irmãos estavam afinados ideologicamente com Jesus e que estavam assemelhados ao Senhor no comportamento ético. O sufixo ianus significa "partidário de", indicando que os crentes estavam tão afinados com os ideais de Cristo que foram identificados como partidários de Cristo, como seguidores incondicionais de seus postulados socioculturais, religiosos e, principalmente, espirituais.

A identificação com cristo depende do ministério didático da igreja e da nossa disposição resignada em moldarmos nossas vidas, nossos pensamentos, nossas atitudes e nossos postulados aos ideais de Cristo Jesus. Atualmente, vemos muita gente identificada com o denominacionalismo e com teologismos tais como prosperidade, G12, quebra de maldições, confissão positiva e novo nascimento, mas não vemos interesse efetivo em se estar intimamente e incondicionalmente identificado com Cristo. Muitos nas igrejas querem se tornar verdadeiros sósias do seu apóstolo, do seu bispo, do pastor ou do missionário, imitando a maneira de falar, os gestos e as vestimentas, prescindindo da estatura do varão perfeito, Cristo, que deve ser o único nosso ideal de vida cristã, conforme Efésios 4.11-16.

Ser igreja hoje é nosso desafio. Não é fácil. Talvez tenhamos que renunciar os nossos referenciais históricos e denominacionais para conseguirmos. Por certo, temos que ressaltar os sinaléticos do Reino de Deus em nossas vidas e em nossas igrejas. Mas nada disso é tão significativo e terá eficácia se não estivermos intimamente identificados com Cristo. Se não formos cristãos autênticos jamais seremos igreja.

Que o Deus nos ajude a sermos cristãos verdadeiros e transbordantes no idealismo de implantação dos ideais do seu Reino em meio a esta sociedade que se pauta por um ideário perverso, corrompido e promotor de uma iconografia escravista, a fim de que o evangelho de Cristo seja proclamado por uma igreja relevante, contextualizada e verdadeiramente cristã.

Pr. Fernando Fernandes (Pastor da 1ª Igreja Batista em Penápolis / SP e Prof. no Seminário Teológico Batista de São Paulo.

www.pilb.t5.com.br

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores