quarta-feira, 9 de maio de 2007

Encontrado túmulo de Herodes

A Universidade Hebraica de Jerusalém anunciou, em comunicado, que foram descobertas a tumba e a sepultura do rei Herodes, que governava a Judeia quando do domínio Império Romano.
 
A descoberta deu-se na zona conhecida como Heródio, próxima de Jerusalém e a universidade dará os detalhes da descoberta quarta-feira, em conferência de imprensa, na capital israelita.
 
O túmulo de Herodes era um dos restos arqueológicos mais procurados naquela zona e a descoberta pertence ao professor israelita Ehud Netzer, informa esta noite a edição electrónica do jornal Haaretz.
 
Herodes, nascido em 73 A.C. na povoação de Ashkelon, actualmente localizada a Sul de Tel Aviv, declarou-se judeu mesmo sem ser filho de judeus e foi nomeado governador da Galileia com 25 anos.
 
Posteriormente, foi declarado "rei dos judeus" pelo Senado romano em 40 A.C., tendo reinado entre os 34 e os 40 anos, de acordo com diversas fontes.
 
Crê-se também que foi Herodes a promover a expansão do Segundo Templo de Jerusalém.
 
As crónicas do historiador judeu Flávio José situam a sua morte entre 04 e 05 A.C.
 
Túmulo perdido de Herodes foi descoberto em Jerusalém em Herodium, sítio arqueológico próximo de Hebron.
 
Uma equipa de arqueólogos israelita anunciou ter encontrado o túmulo do rei Herodes. Consta no Evangelho de S. Mateus que foi Herodes que ordenou o célebre "Massacre dos Inocentes" mandando matar todas as crianças do sexo masculino em Belém, na altura do nascimento de Cristo, devido à profecia de que perderia o trono para o "novo rei dos judeus".
 
A descoberta, revelada pela Universidade Hebraica de Jerusalém, aconteceu na zona arqueológica conhecida como Herodium, cerca de 10 quilómetros a sudeste daquela cidade.
 
O responsável das escavações do túmulo de Herodes, o catedrático Ehud Netzer, disse que a sepultura foi profanada e o mausoléu destruído, "provavelmente num gesto de ira contra Herodes durante a grande revolta judaica contra o Império Romano do primeiro século de nossa era".
 
Os arqueólogos envolvidos na escavação defendem a ideia de que "o lugar da descoberta, localizado entre dois palácios que o monarca fez construir no cume do monte Herodium, e a qualidade das peças achadas desfazem qualquer dúvida sobre o destinatário da sepultura".
 
Ehud Netzer, especializado no período do reinado do rei Herodes, vai mesmo mais longe na sua avaliação da descoberta ao afirmar ser "desnecessário recorrer ao teste de Carbono 14, pois esta prova só é usada quando não há outros indícios da idade de uma peça".
 
Herodes, que reinou do ano 44 a.C. ao ano 4 a.C., foi enterrado em um mausoléu rectangular de 2,5 metros de comprimento com um tecto em forma de triângulo, segundo as conclusões dos pesquisadores a partir dos restos achados. Netzer, no entanto, relativizou a importância da sua descoberta.
 
"Se Herodes não fosse famoso" porque aparece nas Sagradas Escrituras e "construiu lindos edifícios" (destes subsiste, como documento mais bem conservado, o Túmulo dos Patriarcas, em Hebron), esta "descoberta não receberia a mesma atenção", acrescentou o professor israelita que desde 1977 realizava estas escavações.
 
Arqueólogo acha túmulo de Herodes - Túmulo foi encontrado no local conhecido como Herodium, uma colina no deserto da Judéia
 
Um arqueólogo israelense afirmou ter encontrado o túmulo do rei Herodes, o lendário construtor da Cidade Antiga de Jerusalém.
 
O arqueólogo Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirmou que o túmulo foi encontrado no local conhecido como Herodium, uma colina no deserto da Judéia, onde o rei construiu seu palácio, próximo a Jerusalém. Netzer trabalha no sítio arqueológico desde 1972.
 
Netzer afirmou que a descoberta foi feita quando pesquisadores encontraram um pedaço de um sarcófago de calcário o qual acreditava-se ter sido de Herodes. Contudo, não havia ossos na urna, afirmou o arqueólogo. Netzer relatou que a localização do sarcófago e seus ornamentos indicam que trata-se do túmulo do antigo rei.
 
Embora a tumba esteja vazia, arqueólogos da equipe afirmaram que escavarão o sítio, na esperança de encontrar jóias outros artefatos e até mesmo os restos mortais de uma das personalidades mais terríveis e influentes da Bíblia. Os arqueólogos disseram que existem sinais de que a tumba foi saqueada anos após a construção, o que pode ter acontecido na rebelião de 66 d.C. a 70 d.C. contra Roma, quando Jerusalém e os arredores foram destruídos, ou então o saque feito por judeus, já que Herodes era considerado uma marionete do domínio romano.
 
"É um sarcófago que não se encontra em qualquer lugar', disse Netzer. "É algo muito especial." Netzer liderou a equipe que fez a descoberta, embora não estivesse no sítio no momento da descoberta. O sarcófago de Herodes deveria ter 2,5 metros de comprimento", disse Netzer.
 
Herodes, nascido em 73 a.C. em Ashkelon, hoje ao sul de Tel-Aviv declarou-se judeu apesar de seus pais não o serem, e foi nomeado governador da Judéia aos 25 anos. Mais tarde, no ano 40 a.C, foi declarado "rei dos judeus" pelo Senado romano.
 
 

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores