quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Propaganda Enganosa

Andando pelas ruas de São Paulo, chama a atenção a quantidade de templos que têm faixas afixadas na sua fachada. Normalmente são faixas de anúncios de trabalhos da igreja. Até aí nada demais. O problema está nas propagandas "enganosas", quando as confrontamos com o Evangelho de Cristo. Um exemplo bastante comum de faixa costuma prometer bênçãos, prosperidade, curas, milagres, e até mesmo casa própria. Nenhuma faixa traz a palavra "Arrependei-vos", que é a mensagem central do Evangelho.

Não temos nada contra as bênçãos. E eu creio que Deus tem bênçãos para dar, sim, mas não ao desobediente, ou ao que se esquece de Deus, ou ainda ao que O busca apenas para receber coisas. A Bíblia é muito clara: a bênção está ligada à Obediência: "Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes..." (Dt 11.26-28).

Será que Deus está apenas interessado em dar "bênçãos" assim fáceis para as pessoas, barateando o seu Evangelho, ou Ele tem propósitos muito maiores e que não estão sendo expostos pelas igrejas? Eu até ouso propor aqui algumas faixas, para serem colocadas na frente dos templos, de propaganda correta e verdadeira. Imaginem o que aconteceria se víssemos esses tipos de faixa abaixo:

Campanha do Conhecimento Bíblico! Venha Aprofundar-se na Palavra de Deus! - Este seria um tema que é do agrado de Deus. Mas, quem se interessaria? Quem sairia de sua casa para adquirir "sabedoria" do Alto? Não é este o tipo de interesse da maioria das pessoas. Vamos então tentar a faixa abaixo:

Campanha do Perdão! Traga à Igreja quem você Ofendeu e Venha Pedir Perdão a ele! - Com certeza Deus aprovaria esta campanha! O perdão é tema central do Evangelho. Não é possível receber alguma coisa de Deus se antes não perdoarmos. Mas quem viria para se "humilhar" assim? Vamos tentar outra:

Campanha de Oração pelos Cristãos Perseguidos na Indonésia - Esta campanha é bíblica, pois Deus nos manda "orar pelos que são perseguidos por causa do Evangelho". Mas quem vai orar por pessoas tão distantes? Afinal de contas temos problemas mais urgentes. Vamos tentar mais uma:

Campanha pela Busca da Santidade Pessoal! Venha Descobrir o que é Ser um Bom Cristão! - Oh, glória! Que campanha maravilhosa! É exatamente isto que Deus quer e espera ansiosamente de nós: "Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação" (1 Ts 4.3). Mas é com grande tristeza que eu digo que nunca vi uma faixa num templo chamando para esse propósito. E sabem por quê? Enquanto Jesus está preocupado com o nosso "ser", a maioria das pessoas está preocupada com o "ter".

Deus não vai se manifestar ao povo que só busca seus benefícios. Ele vai se manifestar aos que buscam a sua face. Quanto a mim, não quero "mais" bênçãos; quero Aquele que abençoa!

Chega de propaganda enganosa!

Pr. Daniel Rocha - Pastor da Igreja Metodista em Itaberaba - São Paulo

www.pilb.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores