terça-feira, 25 de março de 2008

Síndrome de Adão à Lei de Gérson

Desculpem-me os psicólogos não cristãos, mas acredito que o relato Bíblico acerca da origem do homem, incluindo a questão relacionada ao pecado original, conforme o que está contido no Livro de Gênesis, seja a chave que desvenda as dificuldades existentes nas relações interpessoais, que pôs o homem em desarmonia com o seu próximo, situação que perdura até os dias de hoje.

Ainda antes de sair do Éden, mas já depois do pecado ter entrado no cenário humano, o primeiro casal passou a vivenciar algumas "Síndromes" comportamentais. A primeira delas, chamada de "Síndrome de Adão", foi originada a partir da transferência de responsabilidade, visto que nenhum dos cônjuges desejou assumir a sua parcela de responsabilidade no pecado original, criando aquele conhecido jogo do empurra-empurra de ofensas e culpas.

Quando indagado pelo Senhor, o homem respondeu: "A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi. Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida".

Do relato Bíblico, constata-se que, estranhamente, apenas a serpente não buscou se auto-justificar, sendo o seu silêncio o próprio reconhecimento da sua parcela de culpa em todo este episódio que trouxe terríveis conseqüências para a raça humana, o que levou Jesus vir ao mundo para morrer numa cruz para salvar os que se converterem ao Evangelho da graça de Deus.

O comportamento humano dos dias atuais parece incorporar mais intensamente uma outra "Síndrome", que também pode ser chamada de "Lei de Gérson", que tipifica a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo", no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem levar em consideração o aspecto ético.

A expressão originou-se em uma propaganda, de 1976, para os cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista.

Anos depois, o jogador anunciou o arrependimento por ter associado a sua imagem à campanha publicitária, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões "Síndrome de Gérson" ou "Lei de Gérson".

Estas palavras devem nos fazer refletir sobre a nossa conduta diante dos homens. O chamado do Evangelho é para que soframos como bons soldados de Cristo, pois devemos dar bom exemplo em tudo, sem jamais banalizar a gratuidade da salvação mediante a fé em Cristo.

Não é com a nossa própria capacidade que podemos dar bom testemunho diante dos homens, pois só a graça do Senhor nos capacita para sermos sal e luz neste mundo de trevas, que tenta nos oferecer escapes pecaminosos visando soluções instantâneas para as nossas necessidades materiais e/ou sentimentais.

Alguém já disse que "o diabo gosta de bater na porta da necessidade".

Portanto, muito cuidado!

Busque a Deus, para que o Senhor esteja em seu coração quando o inimigo tocar a campainha. Só assim, o inimigo das nossas almas baterá em retirada envergonhado, pois escutará de Deus: "Quem agora mora aqui Sou Eu, O Senhor ".

De que síndrome você sofre?

Só Jesus (seja você Adão ou Gérson) pode ajudá-lo!

Fonte: Ultimato

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores