sexta-feira, 13 de junho de 2008

É incrível!

É incrível a capacidade que algumas pessoas e instituições têm de nunca mudarem ao longo do tempo.

Passam-se os anos e as coisas permanecem do mesmo jeito. Eu não sou daqueles que defendem a mudança pela mudança, ao contrário, entendo que existem realidades que jamais devem mudar de fato, principalmente quando falamos de fé, existem fundamentos bíblicos imutáveis e absolutos, porém existem aspectos estruturais, culturais e contextuais que são dinâmicos e necessitam de mudança. Mas repito, é incrível a capacidade que algumas pessoas e instituições tem de nunca experimentarem mudanças reais em suas trajetórias, passam a vida toda lutando pela manutenção de algo que nem se sabe o porque daquilo, simplesmente vão repetindo, repetindo e repetindo as mesmas coisas, e com isso acabam perdendo uma riqueza de experiências que os levariam a uma vida muito mais produtiva e feliz. É incrível.

É incrível a capacidade que alguns líderes tem de assumirem atitudes totalmente anticristãs e se apresentarem como se tudo fosse extremamente normal. Outro dia assisti a uma conhecido pregador neo-pentecostal que tem estado no topo da mídia entrevistando o chamado apóstolo Estevam Hernandes nos EUA , e o tom da entrevista apontava o apostolo como vítima de perseguição religiosa querendo até compará-lo aos cristãos do passado que sofreram pela fé, chegando então o momento em que o pregador-entrevistador afirmou que a " igreja brasileira estava com o apóstolo, orando por ele e apoiando-o neste momento tão difícil". Pergunto quem deu procuração ao dito entrevistador-pregador para falar em nome da igreja brasileira? E que providencial esquecimento, pois em nenhum momento foi falado sobre os dólares achados, durante entrevista não foi dada nenhuma explicação publica para aquele monte de dinheiro escondido até na Bíblia. É incrível.

É incrível a capacidade que alguns colegas pastores têm de nunca reconhecerem a realidade como ela realmente é. Isso é exemplificado naqueles discursos onde só ouvimos coisas do tipo, minha igreja esta uma benção, estamos crescendo, estamos fazendo isso e aquilo, e por ai vai. Mas quando você acaba sabendo da realidade, aquele colega na verdade está matando a igreja ou se matando na igreja. Por que não temos coragem de dizer preciso de oração e de apoio, pois estou passando um tempo difícil no ministério. É incrível.

É incrível a contradição que vemos entre o anuncio de crescimento numérico de evangélicos no Brasil e no mundo e o paradoxo da falta de influência cristã significativa proporcional a este crescimento. Onde estão estes cristãos? Talvez o problema resida no fato de contabilizarmos decididos, mas não convertidos e muito menos discípulos. Normal seria existir uma influencia crescente dos cristãos na medida em que as estatísticas anunciam crescimento numérico. Infelizmente não temos assistido a isso. É incrível.

É incrível como ensinos e doutrinas das mais estranhas têm sido aceitos pelo povo e feito tanto sucesso. Estes ensinos ministrados pelos chamados pastores, bispos e apóstolos só tem crescido, as doutrinas vão se misturando e já chegamos ao ponto de existirem pessoas aceitando e proclamando a reencarnação de Jesus, através de um mentiroso aqui da América central, que segundo noticias, já tem cerca de 10 mil seguidores só no Brasil. É incrível como as pessoas são receptivas a mentira e a práticas estranhas a fé bíblica, as coisas mais simples das Escrituras são ignoradas e substituídas por coisas incomuns como óleos de Israel, terra de Jerusalém, fogo do Monte Sinai, sal grosso misturado com óleo (dá até para fazer churrasco), e por ai vai. É incrível .

É incrível o poder que o Deus "Mamom" tem exercido sobre o mundo chamado gospel hoje em dia, são artistas, empresários, líderes e toda sorte de instituições buscando amealhar a sua parte neste mundo ou mercado chamado evangélico. De repente se percebeu que a quantidade de evangélicos crescente e significativa se transformou em um grande mercado consumidor qualificado e direcionado, dessa forma o olhar capitalista caiu sobre este contexto gerando uma cultura de lucro e ganho a partir de necessidades ditas cristãos. Não há dúvida que existem necessidades que precisam ser supridas, materiais que precisam ser produzidos e tudo isso tem os devidos custos, mas daí fazer disso uma fonte voraz de lucro é uma distorção de valores cristãos fundamentais (vide os grandes cachês gospels, e a grande competição marqueteira eclesio-mercadológica). Mas é isso que vemos. É incrível.

É incrível a postura de líderes políticos que se dizem evangélicos metidos nas piores sujeiras e mais podres conchavos possíveis. O nome do evangelho tem sido enlameado através da postura de uma grande massa de políticos que galgaram o poder e que usam o nome de cristão visando apenas achar espaço no meio de um comunidade despreparada para lhe dar com o poder recentemente descoberto (o poder dos números). É incrível o cinismo, para não dizer outra coisa de alguns desses políticos que se apresentam como bancada evangélica seja nos estados ou em Brasília. É incrível a capacidade que eles têm de não se envergonharem e de racionalizarem os seus mais horrendos atos. É incrível.

É incrível como alguns crentes conseguem ouvir tantos sermões e não praticarem nada daquilo que ouvem semanalmente. Todas as semanas milhares de sermões são pregados nas igrejas, mas a prática posterior não tem correspondido a todo o conteúdo recebido. Sem falar daqueles que já estão hiper-pós doutorados em escola bíblica dominical, mas continuam agindo como completos analfabetos bíblicos na hora de viverem o que ensinam e ouvem dominicalmente. É incrível.

É incrível a capacidade que muitos cristãos têm de enxergarem o pecado alheio e de nunca perceberem a estaca que continua presa a seu próprio olho, como disse Jesus. A todo instante vemos gente julgando gente, pois a coisa mais fácil a fazer é julgar e decretar a sentença contra os outros. Isso acontece sistematicamente em nosso meio chamado cristão, a misericórdia muitas vezes tem sido oprimida pelo legalismo, pela hipocrisia e pelo desamor. É incrível.

Outros "incríveis" poderiam ser citados, talvez o façamos em outra oportunidade, mas diante do já exposto cabe-nos humilhar-nos diante do Senhor, clamar pela sua misericórdia sobre nós que confessamos o seu nome e buscar a cada dia um compromisso maior e mais profundo com os propósitos de Deus para todos nós.

Nem tudo está perdido Deus sempre tem o seu remanescente fiel, que eu e você possamos fazer parte dele.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Pr Ednilson C. de Abreu
PIB Ecoporanga - ES

www.pilb.t5.com.br

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores