domingo, 5 de junho de 2011

Não tem nada de mais...

Esta frase é repetida quase à exaustão sempre que estamos flertando com o pecado. É como se quiséssemos nos convencer de que Deus aprova o que sabemos que Ele não aprova. Às vezes queremos saber onde fica o precipício para chegarmos  o  mais  perto  possível sem despencar. Saber o quão profundo pode ser nosso mergulho em um prazer sem perder o fôlego espiritual ou o quanto podemos manipular fatos para nossa conveniência sem passarmos por mentirosos e perdermos pontos com Deus ou o quanto de maquiagem cabe na nossa imagem para causar uma boa impressão mesmo que irreal.

Às vezes parece que queremos viver em dois mundos:  o mundo da piedade, onde desfrutamos da proteção, cuidado e bênçãos de Deus; e o mundo da impiedade, que é sedutor com suas variadas propostas de satisfação dos mais secretos desejos da carne e do ego e suas alternativas que "elastificam" a ética para maximizar conquistas.

  • Não tem nada demais admirar a beleza de outro que não é meu cônjuge e ao fazê-lo, alimentar pequenas e inocentes fantasias.
  • Não tem nada demais eu beber só um pouquinho a mais.
  • Não tem nada demais eu omitir um fato irrelevante que pode atrapalhar a conquista de algo que almejo.
  • Não tem nada demais eu querer ser feliz namorando alguém que não passa pelo crivo das Escrituras.
  • Não tem nada demais eu evitar certos irmãos com quem eu antipatizo.
  • Não tem nada demais eu frequentar certos ambientes de lazer elaborados para viabilizar práticas imorais.
  • Não tem nada demais certos níveis de intimidade no namoro desde que não haja intercurso sexual.

Diante dos mais variados flertes com o maligno em que tentamos nos convencer de que são inócuos, os filhos de Deus que valorizam e priorizam agradá-Lo ao manterem-se purificados precisam encontrar em Sua palavra os parâmetros norteadores da sua conduta. O texto de ITs 5:21-22 é precioso para esse fim: "Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal."

No verso 21, "tudo" não dá margens a exceções. "Ponham a prova todas as coisas". "Diferenciem o certo do errado, a verdade da mentira, o acerto do erro, o bem do mal, o que é bom do que é mau, o que é melhor do que é pior". "Abracem o bem. Apeguem-se àquilo que Deus aprova".

No verso 22, abster-se significa "manter-se longe de"; ou mesmo se necessário for "fugir" (conf. ICo 6:18; 10:14; 1Tm 6:11; 2Tm 2:22). "Toda a aparência do mal" engloba todas as formas que a malignidade usa para se manifestar - e o inimigo que tem a capacidade de se apresentar como um anjo de luz (IICo 11:14), é criativamente astuto para tentar nos convencer de que alguma coisa "não tem nada demais". O conceito engloba todas as formas da maldade, tudo aquilo que Deus não aprova, tudo o que não glorifica a Deus, tudo que não edifica, tudo aquilo que Cristo não faria, todos os lugares onde Cristo não iria, todas as palavras que Cristo não diria, todos os pensamentos que Cristo não alimentaria.

Vidas limpas: esse é o alvo de Deus para todos os seus filhos. Não é uma opção que Ele nos dá. Não é um patamar de maturidade que Ele destinou somente a poucos. Negligenciar a santidade é um ato de rebeldia com consequências devastadoras. Da próxima vez que você pensar que "não tem nada demais", reflita melhor, com base no texto acima, se é isso mesmo. Submeta em oração sincera seu intento a Deus e esteja sensível à Sua voz.

Vlademir Hernandes
Igreja Batista Cidade Universitária

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores